ALIANÇA PELA CIRCUNCISÃO
André Giacomozzi
Houve um
momento na igreja primitiva que alguns irmãos foram à Antioquia e contrariando
os ensinamentos dos discípulos (At 15:24) passaram a ensinar de forma a causar
transtornos em meio ao povo, asseverando que aos incircuncisos não haveria
salvação (At 15:1).
At 15:24
- Portanto ouvimos que alguns dentre nós, aos
quais nada mandamos, vos têm perturbado com palavras, confundindo as vossas
almas
At. 15:1 -
Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam aos
irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o rito de Moisés, não podeis ser
salvos
Esta afirmativa
deve ter causado naqueles irmãos o mesmo espanto e pavor que causou em mim,
levando-me a buscar na palavra de Deus a origem da circuncisão e a sua
conseqüência pratica.
Basicamente a
medicina define circuncisão como o ato
pelo qual ocorre a retirada cirúrgica do prepúcio, praticada por razões
higiênicas ou religiosas, de uma maneira bem simplista posso dizer que a
circuncisão trata-se de uma operação de fimose.
Biblicamente
tratava-se de uma cerimônia religiosa que simbolizava a aliança Abraamica conforme
vemos no capitulo 17 do livro de Gênesis.
Em Gn 17:4-7,
Deus faz uma promessa a Abraão, que dele sairia uma grande nação, que de Abraão
sairiam reis, que sua descendência seria como as estrelas do céu.
4 Quanto a mim, eis que o meu pacto é contigo, e serás pai de muitas
nações;
5 não mais serás chamado Abrão, mas Abraão será o teu nome; pois por pai
de muitas nações te hei posto;
6 far-te-ei frutificar sobremaneira, e de ti farei nações, e reis sairão
de ti;
7 estabelecerei o meu pacto contigo e com a tua descendência depois de ti
em suas gerações, como pacto perpétuo, para te ser por Deus a ti e à tua
descendência depois de ti.
(Genesis 17: 4-7)
Para que a sua descendência
pudesse frutificar, seria necessário algumas medidas e cuidados para que aquele
povo vivesse de uma maneira diferenciada dos demais, com saúde e qualidade de
vida, em especial voltada para a fertilidade.
Aquele povo
vivia em um ambiente inóspito, desértico, e para que não perecessem Deus
estabelece em Gn 17:10-13 algumas medidas, estabelecendo com o seu povo uma
aliança que estaria na sua própria carne.
10 Este é o meu pacto, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência
depois de ti: todo varão dentre vugar para aquele que me
11 Circuncidar-vos-eis na carne do prepúcio; e isto será por sinal de pacto
entre mim e vós.
12 À idade de oito dias, todo varão dentre vós será circuncidado, por todas
as vossas gerações, tanto o nascido em casa como o comprado por dinheiro a
qualquer estrangeiro, que não for da tua linhagem.
13 Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu
dinheiro; assim estará o meu pacto na vossa carne como pacto perpétuo.
(Gênesis 17: 10-13)
O Sentido da
circuncisão ordenada por Deus tinha uma medida profilática, garantindo que
aquele povo se preveniria de doenças e garantiria a sua fertilidade e
reprodução para que pudesse ser numeroso.
Uma medida estrategicamente
dada por Deus, a circuncisão, relacionava
diretamente ao aceio pessoal e segura higienização que garantiria a prevenção
de doenças comuns as pessoas daquela região, posto que viviam em uma região
desértica, muito quente, com escassez de água, não possibilitando aqueles Judeus
banhos diários como o fazemos hoje, assim a má higienização poderia causar
acumulo de sujeira, suor, acumulo de esmegma, ao redor da glande do órgão
masculino, que com o passar do tempo causava
infecção e geralmente só era notada com o advento de dores, sendo que nesta
fase já se haveria agravado de tal maneira a comprometer a fertilidade,
caminhando para um possível quadro de câncer, neste caso havendo a relação
sexual a mulher também seria contaminada levando a um quadro de câncer de colo
do útero, diretamente relacionado com a fertilidade, geralmente pela falta de
recursos o casal teria grandes chances de óbito ainda em prematura idade,
comprometendo a reprodução cumulado com a diminuição populacional aquela descendência
poderia acabar.
Contudo,
entender a circuncisão ainda não foi o bastante para afastar a minha
inquietação inicial, já está claro que a circuncisão tinha para o povo judeu
mais que um sinal tribal, mais a finalidade de preservação, sinal e aliança,
mais e hoje, ainda haveria a necessidade desta aliança para servir de um sinal na carne estabelecido lá no antigo testamento,
ou seja na lei.
O apostolo
Paulo ao escrever aos Romanos Rm 2:28-29 leciona que não é judeu o que o é
exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne, mas é judeu
aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não
na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.
Nesse diapasão
a circuncisão é mais que um corte na carne, que seria apenas a circuncisão física,
o corte de uma pele sobressalente, algo que não tem o porque ou não deveria
estar ali e que se o mantiver ali como está pode causar dor e sofrimento,
partindo desta premissa visto à luz do ensinamento de Paulo tenho que na
circuncisão interior devemos tirar da
nossa vida o que está sobrando, sobressalente, nos causando dor e sofrimento, devemos
assim tirar de nós o pecado que nos afasta de Deus e assumir uma posição no
reino.
Paulo ainda
insiste aos Romanos Rm 4: 8-12 que Deus não aceitou Abraão por causa da
circuncisão mais pela fé que ele tinha antes da circuncisão.
8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado.
9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também
sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A Abraão foi imputada a fé como
justiça.
10 Como, pois, lhe foi imputada? Estando na circuncisão, ou na
incircuncisão? Não na circuncisão, mas sim na incircuncisão.
11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve quando
ainda não era circuncidado, para que fosse pai de todos os que crêem, estando
eles na incircuncisão, a fim de que a justiça lhes seja imputada,
12 bem como fosse pai dos circuncisos, dos que não somente são da circuncisão,
mas também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, antes de ser
circuncidado
(Genesis 4: 8-12)
O ato de
circuncidar, como visto no Antigo Testamento, traduz uma situação onde se faz
uma aliança e nesta aliança há derramamento de sangue, no novo testamento o
próprio Cristo nos revela que seu sangue é a nova aliança (I Cor 11:25).
Na epístola aos
Colossenses (Col 2:11) vemos que por estar unidos em Cristo fomos circuncidados,
não pela circuncisão da carne, a que é feita no corpo, mais com a circuncisão
feita por Jesus, se para o Judeu a circuncisão era um sinal de que ele fazia
parte do povo de Deus, o povo de Israel, com quem o próprio Deus havia feito
aliança, temos que a verdadeira circuncisão é a do coração, a nova vida em
Cristo Jesus por meio da fé no batismo.
No texto
escrito aos Filipenses, capitulo 3 versículo 3, vemos que nós que somos circuncidados temos a
circuncisão de Cristo na Graça, não pela letra, pela carne, más pelo sangue de
Cristo vertido na cruz que nos regenera e nos faz POVO DE DEUS.
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