PÕE-TE EM PÉ




1 E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.

2 Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.

3 E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais transgrediram contra mim até este mesmo dia.

4 E os filhos são de semblante duro, e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS.

5 E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta.

Ezequiel 2:1-5



Ezequiel estava passando por um momento de grande tristeza e abatimento, ele que em Jerusalém era uma pessoa importante, sacerdote, vindo também de uma família de sacerdotes agora se via cativo na Babilônia, tendo sido levado pelo rei Nabucodonosor para servir aquele povo como escravo.

Ezequiel olhava para a sua situação e para a situação dos seus irmãos e lhe afligia dentro de si a sua alma, o salmo 137 descreve como eles se sentiam quando narra que “ junto aos rios da Babilônia sentaram e choraram”, que os sacerdotes estavam abatidos demais para prosseguir em seu ministério, que os levitas penduraram suas harpas nos salgueiros e abandonaram a vocação, que não tinham animo para prosseguir.

Com certeza Ezequiel como um sacerdote ao olhar aquele abatimento sentia-se ainda mais oprimido, primeiro porque sofria com o jugo de escravidão segundo porque via o povo de Deus se abatendo com o sofrimento e se afastando de Deus, caindo no esfriamento espiritual deixando de louvar o nome de Deus.

Mais aqui o Senhor nos diz que Ele não se esqueceu de nós, que devemos confiar porque ele olha para nossa necessidade, ele é a nossa rocha, nosso socorro bem presente na hora da angustia, e é isso que Ele faz com Ezequiel, no primeiro verso Deus dá uma ordem ao profeta dizendo “põe-te em pé, e falarei contigo”.

Aqui pessoalmente creio que Deus falava diretamente ao espírito de Ezequiel, considerando que ele estava na Babilônia na condição de escravo não me parece que Ezequiel estaria descansando, porque descanso para escravo é carregar pedra, mais creio que o Senhor aqui anima o espírito abatido de Ezequiel, dando-lhe novo animo, novo vigor, aquela força que nos vem em momento de dor, de abatimento mais de repente você sente agigantando em você uma força que você nem sabia que tinha, pois é, e de fato não tinha mesmo porque vemos no versículo dois que enquanto Deus falava com Ezequiel entrou nele o Espírito Santo e o pôs em pé.

Assim como Deus olhou para a necessidade daquele povo, Deus olha hoje para você, assim como Deus tinha um propósito na vida de Ezequiel e através dele um propósito na vida daquele povo assim Deus vai fazer na sua vida.

Não se preocupe com as circunstancias porque Deus não se esqueceu de você, Ele está a todo o momento te amparando, te sustentando.

Nós dependemos de Deus em tudo, Ezequiel estava abatido mais Deus o levantou, seu ministério estava esquecido mais Deus restituiu, Deus o fez Profeta na terra de sua aflição e o usou com Graça e Poder.

Assim Deus também pode fazer na minha e na sua vida, não importa qual seja a circunstancia, não importa o que tem te abatido te desanimado, o Senhor vai te encher com o seu Espírito e te colocar em pé, pois ele te chamou com um propósito e vai cumprir na sua vida em nome de Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O meu cálice transborda

Jesus a "arca" da nossa salvação

Que tipo de solo tem sido seu coração?