Que profeta você é ?

O SENHOR Deus chamou Jeremias para ser um poderoso profeta perante as nações. Quando Deus o chamou, Jeremias era um jovem tímido. Mas Deus lhe disse: "Eu te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares, e também para edificares e para plantares" (Jeremias 1:10). Porém, no capítulo 28 o que vemos é algo ao olhar humano bem diferente pois neste capítulo Jeremias parece mais um coitado. O SENHOR Deus tinha dito a ele: "Faça correias e uma canga e coloque-as ao pescoço. E envia também correias e cangas aos reis de Edom, ao rei de Moabe, e a outros reis, anunciando-lhes que todos aqueles povos irão ficar debaixo do jugo do rei da Babilônia" (Jeremias 27:1-7).
Jeremias cumpriu esta ordem do SENHOR Deus. Ele pôs uma canga ao seu pescoço, mostrando ao povo de Deus que este continuaria servindo ao rei da Babilônia, o qual foi enviado por Deus para castigar seu povo. Ele também avisou aos diplomatas de Edom, Moabe e outros povos, que vieram à Jerusalém para fechar uma aliança política com o rei Zedequias contra o rei da Babilônia, que todos aqueles povos permaneceriam debaixo do jugo do rei da Babilônia. Assim Jeremias cumpriu a ordem do SENHOR, dirigindo-se às nações e reinos, confirmando a supremacia do rei da Babilônia, ao mesmo tempo confirmando o castigo de Deus sobre os pecados de seu povo.
Ora, Judá estava se recuperando de um impacto social pois metade de sua população havia sido levada cativa pelos Babilônicos, sua cidade e seu templo haviam sidos saqueados e a situação e o moral das pessoas não era dos melhores. Em suas pregações, o profeta Jeremias tinha deixado bem claro que isso aconteceu em decorrência dos pecados do povo de Deus. Eles pecaram tanto, que o próprio SENHOR Deus entregou uma parte de seu povo para ser levada cativa para um país distante. Outra parte ficava para trás, em Judá. Então, a nação estava dividida: uma parte da população foi deportada, e outra parte ficou para trás. Era uma época de grandes tensões e incertezas. O país estava quebrado, arruinado. A economia estava parada
Jeremias por ordem do Senhor pregava a verdade pois tinha compromisso com Deus, havia anunciado aos reis a submissão ao governo babilônico, e por essa razão era perseguido.
Nesta ocasião passa a ganhar destaque um profeta, chamado Hananias, que pregava uma mensagem apartada da revelação divina, mais era o que o povo queria ouvir, em contra partida a mensagem de Jeremias que era o que o povo precisava ouvir.
Hoje não difere muito daquele tempo, vemos muita mensagem de um evangelho comercial sendo anunciadas por aí, sem compromisso com a verdade, sem anunciar a Salvação de Deus, mais tratando de conveniências.
Hananias se levantou e desafiou o profeta Jeremias! Esse profeta, quebrou a canga que estava sobre o pescoço de Jeremias e falou, na presença de todo o povo: "Assim diz o SENHOR: Deste modo, dentro de dois anos, quebrarei o jugo do rei da Babilônia, de sobre o pescoço de todas as nações" (Jeremias 28:12). Ou seja, o profeta Hananias falou, em nome do SENHOR, uma mensagem totalmente contrária à mensagem de Jeremias. Jeremias disse: "Vocês continuarão servindo ao rei da Babilônia". Hananias disse: "Isso não vai acontecer de modo algum! Dentro de dois anos vocês estarão libertos do domínio do rei da Babilônia". Além do mais, o profeta Hananias deu uma demonstração de determinação e força. Ele falou em nome do SENHOR, na presença de todos e sem nenhuma hesitação, com auto confiança, nesse ponto recordei de uma canção onde em um trecho alerta para a substituição da adoração, do verdadeiro louvor por um Show alheio a mensagem de salvação.
Nesse ponto precisamos distinguir entre duas coisas. Precisamos distinguir entre o pregador e a Palavra que ele prega. O pregador é uma coisa. A palavra pregada por ele é outra. O pregador pode ser muito poderoso e impressionante. Ele pode ser igual a Hananias, que impressionou, talvez por uma oratória eloquente, uma retórica perfeita, senso de percepção, autoconfiança e determinação, parece que a personalidade de Hananias era muito forte, contudo, ter uma personalidade forte, não significa ser o dono da verdade!
Jeremias por sua vez, tímido, jovem, mais usado por Deus, compromissado com o plano de salvação de Deus, embora perseguido falava sempre a verdade.
Hoje vivemos tempos em que muitos não suportam ouvir o verdadeiro evangelho de Jesus preferem ouvir um evangelho pela metade que não condena o pecado que prega somente benções financeiras e conquistas materiais. Jesus disse que era para buscar primeiramente o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas nos seria acrescentadas. O que tem acontecido é que em primeiro lugar tem sido buscado as benções e depois vem a salvação da alma isto é lastimável. Ai daquele pregador que não prega o verdadeiro evangelho de Jesus pois Jesus está voltando e certamente um juízo pesado caíra sobre está terra, a partir do verso 15 do capitulo 28 o profeta Jeremias diz ao profeta Hananias: Ouve agora, Hananias: O Senhor não te enviou, mas tu fazes que este povo confie numa mentira. Pelo que assim diz o Senhor: Eis que te lançarei de sobre a face da terra. Este ano morrerás, porque pregaste rebelião contra o Senhor. Morreu, pois, Hananias, o profeta, no mesmo ano, no sétimo mês.
Que tipo de profeta temos sido, que tipo de exemplo temos dado aos nossos filhos, aos que nos cercam, temos através de nosso testemunho anunciando a mensagem da Palavra de Deus, a mensagem da salvação, pois ela nos leva à cruz de Cristo, escândalo para os judeus, loucura para os gentios, mas poder de Deus para todos que foram chamados para a eterna glória.
Comentários
Postar um comentário