UM HOMEM PODEROSO MAIS INFELIZ
II Reis 5.1-19
“Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do
seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos
sírios; era homem valente, porém leproso”.
Naamã era um homem bem sucedido, valente, ocupava um cargo importante junto ao rei da Síria comandando o exercito real, tinha o apresso e a confiança do rei e o respeito de seus comandados.
Naamã era um homem que tinha seu talento reconhecido pelo próprio rei, por ser hábil com suas estratégias e na liderança do seu exercito Naamã era amado por seus soldados, era abençoado por Deus (“por meio dele, Deus dera livramento aos sírios”) e tinha uma esposa que o amava e cuidava dele com infinita devoção.
Talvez ao primeiro olhar parece-nos que Naamã tinha tudo o que um homem poderia sonhar e vivia uma vida feliz.
Não! A realidade de Naamã era de um homem quase feliz.
Ele até que poderia ser muito feliz, mas havia um “porém”: Quando Naamã chegava em sua casa e tirava sua armadura imponente tinha-se ali apenas um homem leproso, que vivia em uma época onde o portador de lepra era privado do convívio social, excluído e isolado em leprosários, e levava-o a uma morte diária, lenta, sofrida e solitária. É exatamente assim que muitas pessoas se sentem. Apesar de terem alcançado o sucesso profissional e familiar, apesar de gozarem do respeito de todos que o rodeiam, apesar de se sentirem pessoas abençoadas por Deus, apesar de serem valentes e lutadores, não são inteiramente felizes. Há sempre um “porém” que consome suas energias, privando-os da felicidade plena, levando-os a experimentar uma mortificação diária, lenta, sofrida e solitária. Naamã vivia dois extremos na sua vida, um era o seu aspecto exterior no convívio da sociedade (um grande general) e o outro era o aspecto no interior da sua casa ( um leproso).
Contudo, Deus em sua Misericórdia, colocou na vida de Naamã uma pessoa simples, e usada por Deus, que havia sido levada para a Síria como troféu de batalha, capturada em Israel após uma guerra.
Naamã deu ouvidos às palavras de uma menina-escrava. Tanto acreditou que levou o assunto ao seu rei, que o autorizou a viajar para Israel e, ainda, se dispôs a escrever uma carta de recomendação ao rei de Israel.
Esta menina era muito simples; provavelmente, analfabeta, sem instrução, mais é na simplicidade que Deus opera. Mas, Naamã acreditou em suas palavras, pois ela falava de algo que conhecia pessoalmente lá da sua terra e não de alguma teoria que aprendera em bancos escolares.
E nós, quantas vezes temos desprezado o testemunho vivo de alguém tão-somente porque se trata de uma pessoa simples?
Naamã mais do que depressa toma todas as atitudes necessárias para ir até o profeta Elizeu. Chegando lá o profeta nem o recebe, apenas manda recado para que ele se lave 7 vezes no rio Jordão, nesse momento Deus começa a trabalhar na vida de Naamã, primeiro Deus “ limpa o vaso” para só depois enche-lo. Naamã precisou fazer um exercício de fé para obter a vitória que desejava.
1- Mergulho da Humildade: Pelo fato de ser da alta patente no exército Naamã se achava grande, pelas sua grandes conquistas ele se ensoberbeceu.
Quando chegou até Elizeu pensou que iria ser recebido como um grande General, quando na realidade o profeta nem o recebe, apenas manda um recado, vai se lavar no Jordão.
A palavra Jordão significa, aquele que desce, em outras palavras Eliseu estava dizendo a Naamã, você esta muito soberbo vai se humilhar primeiro!!!
Para entrar no Jordão e tomar banho é necessário tirar a farda, tirar as medalhas, tirar a capa e expor a lepra.
Dessa mesma maneira muitas das vezes é necessário nos despirmos do nosso rótulo, deixar de lado os nossos títulos e condecorações e chegarmos diante de Deus com humildade e sem estampa, apenas como somos de verdade porque é assim que Deus nos vê, além da aparência.
2- Mergulho da Obediência: Naamã pensou que iria ser curado de uma forma, talvez esperasse do profeta algum espetáculo ou pompa, mas Deus quis curá-lo de outra forma. Por isso ele precisava obedecer a voz do profeta e continuar a se lavar no rio.
Quantas das vezes nós queremos receber algo de Deus, mas do nosso jeito, Deus age do jeito que Ele quer, quando Ele quer e como Ele quer.
Precisamos aceitar a maneira de Deus agir e obedecer, do contrario não conseguiremos alcançar a vitória.
3- Mergulho da Contribuição: Naamã precisava contribuir com o seu milagre, ele estava debaixo de uma palavra agora ele precisava contribuir.
Existem muitos crentes hoje que não contribuem para o seu milagre. Ficam esperando tudo, fica esperando cair do céu, vê o mar a sua frente e fica esperando o mar se abrir mais não levanta seu cajado, para frente a muralha e fica esperando a muralha cair mais não brada em nome do Deus vivo, vê o gigante fica esperando o gigante cair, mais não tem disposição para lançar a pedra, é certo que tocar o mar com seu cajado gritar ou lançar a pedra compete ao homem, fazer o milagre é de Deus, mais é necessário nossa contribuição e não ficar esperando acontecer, lembre que Jesus vai voltar e eu não quero me habituar a só ficar esperando pois aquele que só esperou vai continuar esperando.
Você precisa se levantar e ir a luta, contribuir com o seu milagre!!!
4- Mergulho da Perseverança: Naamã já havia dado três mergulhos e nada havia acontecido, ele estava ali, despido exibindo sua fragilidade na frente de seus comandados, agora ele precisava perseverar e continuar a mergulhar como o profeta havia dito.
Quantos de nós começamos algo e não terminamos:
Começamos uma campanha e não terminamos, começamos um curso e não terminamos, começamos um projeto e terminamos, começamos um namoro e não vamos até o fim, acabamos deixando tudo pela metade e não concluímos nada.
A palavra do Senhor (salmo 126.6) nos garante que “Aquele que segue andando e chorando com certeza trará consigo os seus molhos”.
5- Mergulho da fé: Agora ele já havia dado 4 mergulhos, e nada ainda havia acontecido, a lepra ainda estava lá, os seus soldados estavam todos olhando Naamã despido se lavando no rio e nada ainda havia acontecido. É neste momento que aqueles que estão ao seu redor começam a dizer que você está perdendo tempo na igreja, que nada vai acontecer, e que você não vai conseguir. Pessoas para te acusar para te lançar palavra de desanimo estão diariamente tentando te fazer desistir, mas é neste momento também que você precisa ter fé e acreditar no seu milagre, e fazer a diferença crer e abraçar as promessas de Deus para a sua vida.
6-Mergulho do Entusiasmo: A palavra entusiasmo no original quer dizer ''Deus dentro do homem", é a força que se precisa ter na reta final da sua trajetória ao milagre, falta muito pouco, não deixe que o medo frustre seus sonhos pois o Senhor é contigo.
7- Mergulho da Vitória: Esse é o mergulho da conquista, da realização, esse é o mergulho da vitória, desce para o mergulho destruído, em farrapos, precisando de socorro e quando você levanta está totalmente curado e todos estão ao seu redor espantados com o milagre de Deus na sua vida, e então eles não tem outra escolha a não ser declarar que só o Senhor é Deus!
Naamã voltou para casa curado, mas também transformado.Com foi que isto aconteceu? Como um homem quase feliz encontrou a felicidade?a) Ele deu ouvidos ao testemunho de uma pessoa simples;b) Ele foi buscar ajuda em Deus;c) Ele se humilhou diante de Deus; obedeceu, contribuiu para seu milagre, perseverou, teve fé, e buscou com entusiasmo d) Ele se converteu num verdadeiro adorador;e) Ele reavaliou os seus conceitos.
A vitória é nossa em nome de Jesus !
André Giacomozzi
Comentários
Postar um comentário